300 escolas oferecerão programa de produção de textos a alunos do 3º ano
Gestores devem fazer adesão de 18 a 22 deste mês
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ampliou a abrangência
do programa "Reescrevendo o Futuro" para que 300 unidades da rede pública
estadual possam oferecer, em 2013, a oportunidade aos alunos do 3º ano do Ensino
Médio de produzirem redações e terem suas produções corrigidas e comentadas por
professores universitários. O programa, desenvolvido em parceria com a
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), começou a ser divulgado nas
escolas esta semana. No seu novo formato, o "Reescrevendo o Futuro" oferece a
opção de redação em folha de papel para os alunos que não dispõem de
computador.
A Superintendência de Inteligência Pedagógica e Formação da
Seduc enviou às Subsecretarias Regionais de Educação um ofício circular
informando as alterações feitas no programa para este ano e o cronograma a ser
cumprido pelas escolas que têm interesse em participar. Conforme o documento,
desde quinta-feira (07/02) até o dia 15 próximo, os tutores pedagógicos irão
divulgar o "Reescrevendo o Futuro" junto aos diretores de escola, aos
coordenadores pedagógicos e aos professores - em especial, os de Língua
Portuguesa, para que possam avaliar e decidir sobre a adesão.
Para
participar do "Reescrevendo o Futuro" em 2013, as escolas devem se manifestar
dentro do prazo estabelecido, exclusivamente via internet, enviando e-mail para
reescrevendo2013@seduc.go.gov.br, anexando ofício da própria escola solicitando
adesão. As 300 primeiras unidades a se manifestarem serão atendidas. A
confirmação será feita pela Secretaria da Educação também por e-mail. Ao aderir,
as escolas estarão se comprometendo a motivar os alunos, incentivar a produção
de textos, participar das formações e se responsabilizar por reproduzir as
folhas de redações para os estudantes que não têm acesso à internet e enviá-las
aos polos da Escola de Formação.
Etapas
Em 2013, o Reescrevendo
o Futuro será realizado em duas etapas: a primeira será de 1º de março a 28 de
junho; e a segunda, de 1º de agosto a 29 de novembro. A Secretaria da Educação
disponibilizará por meio da plataforma virtual do programa - ead.seduc.go.gov.br
- duas propostas de redações por mês, proposta A e proposta B. O aluno que optar
pela proposta A poderá redigir o seu texto tanto na própria plataforma quanto em
folha de papel fornecida pela escola. Já a proposta B só poderá ser redigida na
plataforma.
O texto via plataforma possibilitará uma devolutiva da
correção com comentários em menor tempo, além disso, pela internet o aluno
poderá fazer as duas redações.
As propostas de redações são preparadas
pelos professores da PUC-GO. No fim de cada semestre, o aluno que tiver postado
duas redações por mês terá produzido oito textos, enquanto o que utilizar a
folha terá feito quatro redações ao fim do semestre. Embora o uso da internet
seja recomendado pela Seduc, o importante é que nenhum aluno deixe de participar
do programa. Os textos na folha devem ser feitos em casa e entregues aos
professores nas datas previstas. É importante que o estudante desenvolva sozinho
a redação para avaliar habilidades e identificar as dificuldades.
Com o
ofício enviado às subsecretarias, a Secretaria enviou, também, a folha de
redação e correção que será utilizada pelos alunos sem acesso à internet e
também o cronograma do Reescrevendo o Futuro para este primeiro semestre letivo.
De acordo com o cronograma, no dia 1º de março será postado no site do programa
a Proposta de Redação A. Os estudantes terão uma semana para desenvolver o tema
e postar o texto até o dia 8. Os professores da PUC-GO farão a correção de 11 a
22 do mesmo mês. No dia 15, será disponibilizada a Proposta de Redação B, que
deverá ser feita até o dia 22 e postada no site do programa. A correção com
comentários será feita de 25 de março a 8 de abril.
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