sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O que significa a Quarta-feira de Cinzas?

o que significa a quarta-feira de cinzas

 
Quarta Feira de Cinzas (do latim Dies Cinerum, que significa “dia de cinzas”) é o primeiro dia da Quaresma. Essa dia chama-se, oficialmente, “O dia das Cinzas”. O motivo pelo qual este dia ficou conhecido como quarta-feira de cinzas é que são 40 dias antes da Sexta-Feira Santa, e o primeiro dia é sempre uma quarta-feira.
Na Quarta-feira de Cinzas, os cristãos devem concentrar-se intensamente em sua pecaminosidade e a completa necessidade do sofrimento e morte de Cristo para ganharem a sua salvação. Muitas igrejas usar cinzas durante a adoração na quarta-feira de Cinzas como parte de um ritual chamado de imposição das cinzas. De acordo com esse costume, cinzas (tradicionalmente feitas pela queima de folhas de palmeira usadas no Domingo de Ramos do ano anterior) são misturadas com uma pequena quantidade de azeite e aplicados à testa de cada cristão. A marca de manchas feitas pelas cinzas é um lembrete poderoso de que vamos morrer, porque a morte é a pena para nossas natureza pecaminosa. A prática da imposição de cinzas ocorre em muitas congregações Luteranas da dos Estados Unidos e América Central.
A utilização de cinzas como sinal de arrependimento é uma prática antiga, muitas vezes mencionada na Bíblia em inúmeras narrativas de pessoas usando “poerira e cinzas” como símbolo de arrependimentoe/ou sofrimento (Gênesis18.27; II Samuel 13:19; Ester 4.1; Jó 2.8; Daniel 2.3; Jonas 3: 5 – 9; Jó 42.6; Jeremis 06.26; Mateus 11.21). Os primeiros cristãos adotaram o uso de cinzas da prática judaica como um sinal distintivo externo de penitência. A tradição é que se desenhe, com cinzas, o sinal da cruz na testa da pessoa, como símbolo de sua identificação com Jesus Cristo Cinzas simbolizam vários aspéctos da existência humana:
  • Cinzas nos lembram da condenação de Deus ao pecado, como Deus disse a Adão: “Tu és pó e ao pó tornarás”(Gênesis 3.19)
  • Cinzas sugerem limpeza e renovação. Elas foram usadas antigamente na ausência de sabão.As cinzas utilizadas na Quarta-feira de Cinzas são um substituto penitêncial para a água como um lembrete do nosso batismo.
  • Cinzas nos lembram a brevidade da vida humana, pois é dito que fomos seputados: “Terra a terra, cinzas para cinzas, do pó ao pó.”
  • Cinzas são um símbolo de nossa necessidade de se arrepender, confessar os nossos pecados, e voltar para Deus.
  • O fato de que as cinzas são colocadas em nossas testas no sinal da cruz nos leva a Jesus Cristo como a única forma de perdão, salvação e vida eterna no céu.
 
 
Texto adaptado de:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário