quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Seduc realiza primeira avaliação diagnóstica do ano em toda a rede estadual



Escolas municipais de 141 cidades goianas aderiram ao programa

A Secretaria de Estado da Educação realizou ontem (7) em todas as escolas da rede pública estadual a primeira avaliação diagnóstica deste ano. Nesta avaliação, foram beneficiados estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. As provas de Língua Portuguesa e Matemática foram feitas também por estudantes de escolas municipais em 141 cidades que aderiram ao programa que vem se mostrando eficaz na identificação das dificuldades de aprendizado dos alunos na rede estadual.

A avaliação é feita no horário de aula, na própria escola, e acompanhada pelas 38 subsecretarias regionais de Educação em todo o estado. Com a ampliação da avaliação diagnóstica este ano, 43.600 alunos do Ensino Fundamental e 55.191 do Ensino Médio estão fazendo as provas. Os demais, de turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, farão as provas no dia 13 de março, conforme programado no calendário divulgado no início deste ano. A partir dessa avaliação, todos os estudantes terão que fazer uma redação, o que demandará uma maior logística e mais tempo para a correção das provas.

Para os municípios, a Secretaria de Estado da Educação disponibilizou as matrizes das provas preparadas pelos técnicos do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As secretarias municipais reproduziram as provas na quantidade necessária para atender as suas escolas. Cerca de 220 mil estudantes das escolas municipais deverão fazer as provas de Língua Portuguesa e Matemática hoje.
De acordo com o chefe do Núcleo de Orientação Pedagógica da Secretaria da Educação, Raph Gomes, as avaliações diagnósticas têm permitido diagnosticar os problemas no processo de ensino e de aprendizagem na rede e definir as formas de intervenção para aprimorar o processo. Além das avaliações diagnósticas em toda a rede, a Secretaria da Educação realiza também, todo fim de ano, o Saego, Sistema de Avaliação da Educação Básica no Estado de Goiás, que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação (Idego).



Nenhum comentário:

Postar um comentário