sábado, 28 de abril de 2012

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente


Podem concorrer alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio, comunica que estão abertas as inscrições para a 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. O objetivo da competição, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos professores para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio até o dia 12 de junho. O formulário eletrônico está disponível no site www.olimpiada.fiocruz.br e o material original deve ser enviado pelos Correios para a Coordenação da Regional Centro-Oeste da Olimpíada.
Nas duas últimas edições da olimpíada, tiveram destaque o Colégio da Polícia Militar (Unidade Dionária Rocha) e o Colégio Estadual Dom Veloso, ambos em Itumbiara; C.E. Manoel Vilaverde, em Inhumas; e Escola Estadual Joaquim de Araújo e Silva, em Catalão.
De acordo com o coordenador do Departamento de Educação Ambiental da Seduc, Jackson Emanuel Alves, é importante que as escolas e professores da rede pública estadual se mobilizem para inscreverem os projetos dos seus alunos. “A participação dos estudantes é fundamental para a formação dos seus conceitos e valores”, explicou. Segundo o coordenador, trata-se também de uma grande oportunidade para as escolas divulgarem seus trabalhos e estimularem o interesse dos alunos no aprendizado e em sua formação como um todo.

Números - Em seis edições, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente já contabiliza cerca de dois mil professores cadastrados e mais de cinco mil projetos inscritos, que chamam a atenção para temas como preservação de mares e rios, problemas gerados pelo lixo e malefícios causados por agrotóxicos, entre outros. Os trabalhos são apresentados por meio de filmes, poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campos, reportagens de televisão, projetos de reciclagem na comunidade escolar e em muitos outros formatos.
De acordo com os organizadores, em 2012, a olimpíada é respaldada por três grandes eventos relacionados à organização ambiental: Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio +20 e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para eles, iniciativas como essa, que valorizam o trabalho do professor em sala de aula e a criatividade dos alunos, são fundamentais para que estudantes, professores e escolas de todo o Brasil compartilhem experiências inovadoras.

Premiação – A avaliação dos trabalhos inscritos é dividida em duas etapas: regional e nacional. Os autores das peças vencedoras na etapa regional - um professor e um aluno - concorrerão na fase nacional e vão participar da cerimônia de premiação. Na segunda etapa, serão escolhidos os grandes destaques da competição. Os vencedores, além de poderem viajar para o Rio de Janeiro com todas as despesas pagas, também farão passeios turísticos, receberão medalhas e certificados e terão seus trabalhos publicados em revistas especializadas.

O endereço para envio dos trabalhos para é: Diretoria Regional de Brasília (DIREB) da Fiocruz - Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba-"A", SG-10, CEP:70904-970, Brasília - DF. Telefone: (61) 3329-4522. E-mail: olimpiadacentroeste@fiocruz.br.

Mais informações no site http://www.olimpiada.fiocruz.br/6obsma/index.html ou pelos telefones: (62) 3201-3233/3288.


Nenhum comentário:

Postar um comentário