sexta-feira, 20 de abril de 2012

Inscrições abertas para 9ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

RESPONSABILIDADE SOCIAL


Estudantes apresentarão seus projetos de lei, em Brasília, entre os dias 24 e 28 de setembro

A Secretaria de Estado da Educação recebe até 15 de junho as inscrições para a 9ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Podem participar estudantes com idade entre 16 e 22 anos que cursam o 2º ou o 3º ano do ensino médio. Os vencedores terão a oportunidade de conhecer o Congresso Nacional e vivenciar, de perto, a rotina da Câmara dos Deputados, em Brasília. Eles acompanharão, diretamente no plenário, atividades como apresentação de projetos de lei, debates e votações.

Para participar do Parlamento Jovem Brasileiro - promovido anualmente pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) - o estudante deve elaborar um projeto de lei e apresentá-lo à secretaria de sua escola, juntamente com a ficha de inscrição e toda a documentação exigida. O projeto de lei deverá abordar temas nas seguintes áreas: agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.

Confira, nos links disponíveis abaixo da imagem que ilustra esta matéria, a ficha de inscrição e o regulamento do concurso.

Em Goiás, no ano passado, foram selecionadas as alunas Eduarda Pereira, do Colégio Estadual Antonio Ferreira Rios (São Francisco de Goiás); Tainara de Souza Aguiar, do C. E. Professor José Paschoal da Silva (Silvânia); e Thalita Valadares de Souza, do C. E. Dorival Brandão de Andrade (São Miguel do Araguaia). O projeto de Eduarda dispõe sobre a concessão de incentivos para qualificação e permanência do jovem no campo. O de Tainara propõe a modificação do artigo da Lei nº 8.069, de 13 de junho de 1990, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, para disciplinar o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. Thalita elaborou um projeto que prevê a criação de um cursinho pré-vestibular para alunos da rede pública do Estado.

Trâmites - Os jovens parlamentares serão pré-selecionados pelas secretarias de Educação dos respectivos estados que, por sua vez, encaminharão os projetos de lei ao Consed. Na Câmara dos Deputados, uma comissão formada por servidores do próprio Congresso Nacional irá escolher os vencedores que estarão em Brasília entre os dias 24 e 28 de setembro apresentando, em plenário, seus projetos de lei.

O número de representantes por cada estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. No caso de Goiás, serão três estudantes selecionados na etapa final.

O projeto de lei, a ficha de inscrição (disponível no Portal da Câmara dos Deputados: http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem) e a documentação do estudante devem ser entregues na secretaria da escola.

Mais informações pelo email imprensa@camara.gov.br ou pelos telefones da Gerência de Desenvolvimento Curricular da Seduc: (62) 3201-3250 e 3201-3260.


Ficha de Inscrição - Nona Sessão do Parlamento Jovem Brasileiro - 2012
Regulamento

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário