quarta-feira, 18 de abril de 2012

Encontros temáticos consolidam rede de apoio e qualificam profissionais



Participantes também atuarão como multiplicadores nas subsecretarias regionais

Como parte das ações direcionadas aos profissionais da Rede de Apoio à Inclusão e aos professores regentes, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência de Ensino Especial, promoveu o segundo encontro de profissionais mediadores da inclusão lotados nas Subsecretarias Regionais de Educação. Os objetivos: realizar formações continuadas para consolidar esta rede de apoio e qualificar ainda mais os profissionais do Ensino Especial.

O tema do encontro era: “Chegou um aluno com deficiência visual na minha sala de aula. O que fazer?”. Desta forma, todos os participantes puderam compartilhar relatos e experiências e terem acesso a informações relevantes sobre os desafios enfrentados no atendimento aos estudantes cegos. O próximo encontro está previsto para o dia 7 de maio, quando o tema debatido será o atendimento aos estudantes que são deficientes auditivos.

Para subsidiar os participantes e criar condições para que eles atuem como multiplicadores junto às respectivas subsecretarias regionais, a Gerência de Ensino Especial disponibilizou textos, apresentações em powerpoint e vídeos, garantindo assim a total compreensão do conteúdo discutido. Para cada encontro deste porte realizado em Goiânia, haverá um evento semelhante nas subsecretarias.
 
Repercussão – Segundo a gerente de Ensino Especial, Lorena Resende Carvalho, o encontro foi proveitoso: “Todos estavam bem preparados e seguros do conteúdo a ser ministrado, o que facilitou a comunicação e o entendimento. Trinta subsecretarias foram representadas por profissionais mediadores que, de forma unânime, fizeram avaliações positivas do evento”.
A gerente acrescenta: “Precisamos formar estes profissionais continuamente, levando em consideração que contemplar as diferenças em sala de aula não é tarefa fácil”.
 
Saiba mais:
 
As vídeoaulas podem ser acessadas por meio dos links:

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