Lançamos, na semana passada, o programa Maratona ENEM 2012, com o objetivo de dar oportunidade a todos os alunos de nossa rede estadual de educação concluintes do Ensino Médio de se prepararem melhor para o ENEM que se realizará em novembro deste ano.
Hoje, enviamos esta mensagem para contar-lhes algumas novidades sobre a
Maratona e aproveitamos para esclarecer algumas questões que nos foram
apresentadas durante os dias que sucederam à primeira comunicação oficial.
As novas orientações estão listadas a seguir:
· A data final do período de inscrições foi prorrogada até amanhã, 15
de agosto, quarta-feira.
· Devido à sobrecarga do servidor em que fica estabelecido o formulário
eletrônico de inscrições — ocasionada pelo grande número de tentativas
simultâneas de acesso feitas pelas escolas nos últimos dias —, disponibilizamos
um link alternativo para prosseguirem com as inscrições:Clique aqui.
O link anterior continua valendo normalmente. Basta escolher: ou um, ou
outro.
· Todas as datas das etapas, no cronograma inicial, que acontecem após o
término das inscrições ficam adiadas em uma semana.
A fim de facilitar a comunicação, listamos a seguir algumas questões que
têm sido trazidas a nós por diversas escolas ou subsecretarias. Pedimos que as
analisem atentamente, pois podem ser as mesmas dúvidas de suas escolas.
· Devo esperar alguma mensagem ou algum e-mail de confirmação da
inscrição? Resposta: no ato de envio dos dados do aluno no formulário
eletrônico, a única confirmação de inscrição que deve ser esperada no momento é
a mensagem do próprio sistema, na página seguinte. O aluno receberá uma
mensagem em seu e-mail cadastrado assim que o acesso à ferramenta for
liberado para ele. Isso acontecerá somente após o fim do período de inscrições.
Tal mensagem informará ao aluno sua senha de acesso, lembrando que o nome de
usuário (ou login) é seu próprio endereço de e-mail.
· Por que não estou conseguindo efetuar inscrições no site www.edugo.com.br?
Resposta: as inscrições dos alunos devem ser feitas nos formulários eletrônicos
cujos links foram enviados diretamente às escolas e às subsecretarias,
em seus e-mails institucionais. Lembramos que as inscrições devem ser
feitas pelas próprias escolas. A responsabilidade dessa tarefa não deve ser
repassada ao aluno. O site www.edugo.com.br serve
para o aluno acessar a ferramenta somente DEPOIS que a inscrição já tiver sido
realizada e a senha tiver sido enviada ao aluno.
Ao clicar no botão ao fim da página do formulário eletrônico para enviar
os dados de um aluno, aparece uma mensagem de erro. O que devo fazer? Resposta: se a
mensagem de erro mostrar “Ops! Algo deu errado. Uma validação de dados estrita
na planilha impediu que a resposta fosse enviada. Peça para o proprietário do
formulário remover da planilha qualquer validação de dados estrita em conflito
e tente novamente”, isso significa que algum campo está preenchido de forma
equivocada. Veja as seguintes possibilidades:
1. O campo “E-mail do ALUNO” pode conter algum caractere estranho
(apenas letras, números, “-”, “_”, “.” e “@” são aceitos, sem acentos, cedilha
ou qualquer outro caractere especial), ou pode não ser um endereço de e-mail
válido. Confirme com o aluno o endereço que ele forneceu.
2. O campo “Código da Escola” pode ter sido digitado com algarismos a
mais ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”, “-” ou
qualquer outro caractere especial.
3. O campo “Código de Matrícula do ALUNO” pode ter sido digitado com
algarismos a mais ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”,
“-” ou qualquer outro caractere especial. Vale lembrar que somente o código
SIGE é aceito neste campo.
4. O campo “Código de Inscrição ENEM” pode ter sido digitado com
algarismos a mais ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”,
“-” ou qualquer outro caractere especial.
5. O campo “Turma do ALUNO” deve ter ao menos uma opção selecionada
(bolinha marcada). Se a opção “Outro:” for a correta, não basta escrever qual a
turma correta. A bolinha à esquerda da opção “Outro:” tem que ser marcada.
6. O campo “CPF do Aluno” pode ter sido digitado com algarismos a mais
ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”, “-” ou qualquer
outro caractere especial.
Se a mensagem de erro for outra (informando problema do próprio servidor
Google), então pedimos que tente novamente dentro de alguns minutos, ou que
utilize o link alternativo que informamos no início desta mensagem.
· Se um ou alguns alunos não tiverem endereço de e-mail
pessoal ativo, posso utilizar um e-mail “curinga”, como o e-mail da escola, ou
o de outro aluno? Resposta: não, não pode. Cada aluno precisa ter seu
próprio e-mail pessoal, distinto de qualquer outro, para ter acesso à
ferramenta. Primeiramente, o endereço de e-mail cadastrado será o nome
de usuário (login) do aluno para acessar a ferramenta. Ou seja,
identificará o aluno. Portanto, cada usuário (aluno) precisa ter cadastrado
necessariamente um e-mail diferente dos demais. Não é possível dois ou
mais usuários diferentes terem a mesma identificação. Em segundo lugar, este e-mail
precisa ser ativo. Ou seja, o aluno precisa acessá-lo com frequência. Assim que
seu acesso for habilitado, ele receberá uma mensagem no endereço cadastrado
informando sua senha inicial. Além disso, podemos utilizar o endereço
cadastrado para enviar-lhe informações e novidades que julgarmos importantes.
Portanto, instruam seus alunos a criarem seu próprio e-mail. Eles podem
pedir ajuda a colegas que já tenham e-mail e saibam como fazer um novo.
Esperamos que estas novas orientações e as respostas das questões
listadas possam proporcionar melhores resultados nesta etapa de inscrições de
nossos alunos na Maratona.
Agradeço o apoio e a ajuda que têm nos proporcionado. O sucesso deste
programa será fruto da colaboração de todos!
Se tiverem novas dúvidas, peço que continuem procurando os contatos que
indiquei nos ofícios anteriores.
Atenciosamente,
José Frederico Lyra Netto
Superintendente
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