terça-feira, 14 de agosto de 2012

Maratona ENEM 2012




Senhor(a) Diretor (a),

Lançamos, na semana passada, o programa Maratona ENEM 2012, com o objetivo de dar oportunidade a todos os alunos de nossa rede estadual de educação concluintes do Ensino Médio de se prepararem melhor para o ENEM que se realizará em novembro deste ano.
Hoje, enviamos esta mensagem para contar-lhes algumas novidades sobre a Maratona e aproveitamos para esclarecer algumas questões que nos foram apresentadas durante os dias que sucederam à primeira comunicação oficial.
As novas orientações estão listadas a seguir:
· A data final do período de inscrições foi prorrogada até amanhã, 15 de agosto, quarta-feira.
· Devido à sobrecarga do servidor em que fica estabelecido o formulário eletrônico de inscrições — ocasionada pelo grande número de tentativas simultâneas de acesso feitas pelas escolas nos últimos dias —, disponibilizamos um link alternativo para prosseguirem com as inscrições:Clique aqui. O link anterior continua valendo normalmente. Basta escolher: ou um, ou outro.
· Todas as datas das etapas, no cronograma inicial, que acontecem após o término das inscrições ficam adiadas em uma semana.
A fim de facilitar a comunicação, listamos a seguir algumas questões que têm sido trazidas a nós por diversas escolas ou subsecretarias. Pedimos que as analisem atentamente, pois podem ser as mesmas dúvidas de suas escolas.
· Devo esperar alguma mensagem ou algum e-mail de confirmação da inscrição? Resposta: no ato de envio dos dados do aluno no formulário eletrônico, a única confirmação de inscrição que deve ser esperada no momento é a mensagem do próprio sistema, na página seguinte. O aluno receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado assim que o acesso à ferramenta for liberado para ele. Isso acontecerá somente após o fim do período de inscrições. Tal mensagem informará ao aluno sua senha de acesso, lembrando que o nome de usuário (ou login) é seu próprio endereço de e-mail.
· Por que não estou conseguindo efetuar inscrições no site www.edugo.com.br? Resposta: as inscrições dos alunos devem ser feitas nos formulários eletrônicos cujos links foram enviados diretamente às escolas e às subsecretarias, em seus e-mails institucionais. Lembramos que as inscrições devem ser feitas pelas próprias escolas. A responsabilidade dessa tarefa não deve ser repassada ao aluno. O site www.edugo.com.br serve para o aluno acessar a ferramenta somente DEPOIS que a inscrição já tiver sido realizada e a senha tiver sido enviada ao aluno.
Ao clicar no botão ao fim da página do formulário eletrônico para enviar os dados de um aluno, aparece uma mensagem de erro. O que devo fazer? Resposta: se a mensagem de erro mostrar “Ops! Algo deu errado. Uma validação de dados estrita na planilha impediu que a resposta fosse enviada. Peça para o proprietário do formulário remover da planilha qualquer validação de dados estrita em conflito e tente novamente”, isso significa que algum campo está preenchido de forma equivocada. Veja as seguintes possibilidades:
1. O campo “E-mail do ALUNO” pode conter algum caractere estranho (apenas letras, números, “-”, “_”, “.” e “@” são aceitos, sem acentos, cedilha ou qualquer outro caractere especial), ou pode não ser um endereço de e-mail válido. Confirme com o aluno o endereço que ele forneceu.
2. O campo “Código da Escola” pode ter sido digitado com algarismos a mais ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”, “-” ou qualquer outro caractere especial.
3. O campo “Código de Matrícula do ALUNO” pode ter sido digitado com algarismos a mais ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”, “-” ou qualquer outro caractere especial. Vale lembrar que somente o código SIGE é aceito neste campo.
4. O campo “Código de Inscrição ENEM” pode ter sido digitado com algarismos a mais ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”, “-” ou qualquer outro caractere especial.
5. O campo “Turma do ALUNO” deve ter ao menos uma opção selecionada (bolinha marcada). Se a opção “Outro:” for a correta, não basta escrever qual a turma correta. A bolinha à esquerda da opção “Outro:” tem que ser marcada.
6. O campo “CPF do Aluno” pode ter sido digitado com algarismos a mais ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”, “-” ou qualquer outro caractere especial.
Se a mensagem de erro for outra (informando problema do próprio servidor Google), então pedimos que tente novamente dentro de alguns minutos, ou que utilize o link alternativo que informamos no início desta mensagem.
· Se um ou alguns alunos não tiverem endereço de e-mail pessoal ativo, posso utilizar um e-mail “curinga”, como o e-mail da escola, ou o de outro aluno? Resposta: não, não pode. Cada aluno precisa ter seu próprio e-mail pessoal, distinto de qualquer outro, para ter acesso à ferramenta. Primeiramente, o endereço de e-mail cadastrado será o nome de usuário (login) do aluno para acessar a ferramenta. Ou seja, identificará o aluno. Portanto, cada usuário (aluno) precisa ter cadastrado necessariamente um e-mail diferente dos demais. Não é possível dois ou mais usuários diferentes terem a mesma identificação. Em segundo lugar, este e-mail precisa ser ativo. Ou seja, o aluno precisa acessá-lo com frequência. Assim que seu acesso for habilitado, ele receberá uma mensagem no endereço cadastrado informando sua senha inicial. Além disso, podemos utilizar o endereço cadastrado para enviar-lhe informações e novidades que julgarmos importantes. Portanto, instruam seus alunos a criarem seu próprio e-mail. Eles podem pedir ajuda a colegas que já tenham e-mail e saibam como fazer um novo.
Esperamos que estas novas orientações e as respostas das questões listadas possam proporcionar melhores resultados nesta etapa de inscrições de nossos alunos na Maratona.
Agradeço o apoio e a ajuda que têm nos proporcionado. O sucesso deste programa será fruto da colaboração de todos!
Se tiverem novas dúvidas, peço que continuem procurando os contatos que indiquei nos ofícios anteriores.

Atenciosamente,

José Frederico Lyra Netto
Superintendente

Nenhum comentário:

Postar um comentário