Eficácia- traduz a medida em que se consegue que os resultados correspondam aos objectivos (um sistema é tanto mais eficaz quanto melhor for a correspondência entre os resultados efectivamente obtidos e os objectivos pretendidos).
Eficiência- traduz a medida em que os meios disponíveis são aproveitados para se atingirem os resultados (um sistema é tanto mais eficiente quanto melhor aproveitar os meios disponíveis para alcançar os resultados).
Pertinência- traduz a medida em que os meios disponíveis são adequados para se atingirem os objectivos (um sistema é tanto mais pertinente quanto mais adequados forem os meios disponíveis para se alcançarem os objectivos pretendidos).
NOTA - a Eficácia conseguida na obtenção dos Resultados depende da Pertinência dos Meios disponíveis e da Eficiência com que esses Meios forem utilizados.
Em um mundo globalizado de competição acirrada, tornar-se mais produtivo é um tema corriqueiro nas organizações. E, ao falar em produtividade, inevitavelmente devemos levar em consideração os conceitos mais amplos de eficiência e eficácia.
Às vezes ocorre confusão no entendimento da diferença entre estes importantes conceitos, levando algumas pessoas a acreditar que se está falando da mesma coisa.
Assim, o propósito da coluna desta semana é explicar e diferenciar os conceitos de eficácia e eficiência.
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.
Trazendo um pouco o assunto de gestão de pessoas para o tópico, acredito que se deve ser eficaz com as pessoas. As pessoas exigem um tempo certo de relacionamento, conversa e interação. Não podemos tratar uma negociação complexa apenas cuspindo os tópicos da pauta em 15 minutos e esperando um retorno rápido.
Para finalizar, podemos citar Peter Drucker: "eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas".
(Agradecimentos ao meu irmão Francisco Krieser pela ótima sugestão do assunto e pelas dicas).
Paulo Krieser é Diretor Executivo da Krieser IT Solutions, Mestrando em Administração de Empresas pela USP e Graduado em Ciência da Computação pela UFRGS. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado de TI, gerenciando projetos de software, implantando aplicações e atendendo clientes corporativos.
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