quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Atribuições do Dinamizador da Biblioteca



·     O dinamizador de biblioteca é o elemento de ligação sala-de-aula e biblioteca e várias qualidades lhe são exigidas: vocação, dedicação, responsabilidade, competência, comportamento leitor e disposição para o trabalho.
·     O dinamizador da biblioteca deve atuar junto ao professor diretamente na formação e utilização do acervo, na formação do hábito de pesquisa e análise crítica, selecionando criteriosamente o material e na escolha de atividades para que a Biblioteca Escolar faça parte do dia-a-dia do aluno. O dinamizador deve planejar as atividades que vai desenvolver com os alunos para disseminar a informação atualizada, útil, adequada e oportuna.
·      Estar voltado ao processo educativo, para tanto deve participar da elaboração da Proposta Pedagógica da Unidade Escolar, conhecer o Plano Docente para apropriar-se dos conteúdos e desenvolver atividades diversificadas, possibilitando a ampliação da prática pedagógica dos mesmos.
·    Interagir com a Equipe Docente no desenvolvimento de atividades pedagógicas, integrando e dinamizando o processo de Ensino e Aprendizagem, formando cidadãos leitores, críticos e reflexivos. Desta forma o trabalho deve ser realizado com foco no plano de aula do professor visando:
·     Desenvolver parceria professor/dinamizador da biblioteca;
·     Orientar no uso de recursos bibliográficos, visando à pesquisa e a Educação individual;
·    Estimular o processo de Educação, desenvolvendo competências de acessar, utilizar, produzir e avaliar informação;
·     Criar um ambiente favorável à formação do gosto pela leitura;
·     Agir como pólo cultural e uma rede de informação multimídia, buscando inserir alunos e professores ao conhecimento.
·     Planejar as atividades técnico-administrativas-pedagógicas da Biblioteca Escolar, em parceria com o Diretor da Escola, seus recursos humanos, materiais e financeiros, de acordo com as Diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e do Projeto Pedagógico da Escola, facilitando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Sistema Municipal de Ensino.
·     Subsidiar e complementar com materiais bibliográficos em especial, a formação de professores e profissionais que atuam na área de educação.
·     Cuidar da organização da Biblioteca Escolar, que deve acompanhar a da escola. Facilitar a organização e localização do acervo através de meios de busca e de pesquisa como catálogos, fichários, fichas de leitura, indicações nas estantes, quadros-de-avisos, varal e outros meios que se fazem necessários.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário