terça-feira, 11 de setembro de 2012

Desfile Cívico: Miscigenação – Mistura de Raças

 
 
 

A Prefeitura Municipal de Uruaçu, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Desporto e Lazer realizou mais um grandioso desfile cívico em nosso município. Milhares de pessoas esperavam ansiosas ao longo da Avenida Tocantins para verem o que o Coordenador do evento, Carlos Divino Cipriano, o Professor Castelo havia preparado para mais essa festa da democracia.
 


Professor Castelo: coordenador do desfile e Secretário de Esportes ao centro
 
Considerado um dos mais bonitos e instrutivos desfiles dos últimos anos, o evento abordou de forma minuciosa a questão da mistura de raças que há em nosso país. Dividido por regiões e estados brasileiros, a apresentação mostrou diferentes culturas e tradições, culinária, artesanato, danças e músicas regionais, além da influência migratória que fez do Brasil um país de todas as raças.


 


Uma das principais regiões do país que abriga o maior centro urbano: São Paulo

Representação da Região Nordeste 

 


Um dos representantes da Região Nordeste, o Maranhão trouxe o bumba meu boi, danças típicas e culinária de sabores exóticos.  Também foi tema dessa Região: Cangaço, samba de roda, capoeira, costumes indígenas e tambor de crioula, além das belezas naturais.
 

 


Alunos da Escola Municipal Pastor Johatam


Evolução da Fanfarra do Colégio Polivalente
 
Todas as escolas municipais e estaduais participaram da comemoração cívica que, devido ao calor intenso, só começou depois do pôr do sol, o que não alterou em nada o resultado do trabalho primoroso das escolas envolvidas e dos organizadores do evento, que resultou em um espetáculo de beleza e informação.
 


 
Tema do desfile: Mistura de raças 


Brasil: Terra de todos os povos
 

Além dos participantes, milhares de pessoas assistiram ao evento e se emocionaram com o aniversário de 190 anos da independência brasileira. Os serviços de infraestrutura englobam montagem de arquibancadas, tribuna de autoridades, sistema de som e telões, pontos de água e estruturas de apoio e segurança. Além da presença de viaturas do Corpo de Bombeiros e Samu.

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte! ".
 


Países que contribuíram para a formação da cultura brasileira
 


Painel representativo da diversidade de nosso povo
 

A Secretária de Educação Rita de Aquino e o Secretário de Esportes Castelo representaram o Prefeito Municipal Lourenço Filho, que por orientação judicial, devido a sua liderança em todas as pesquisas de opinião para novamente ocupar o posto do Poder Executivo, achou por bem não subir ao palanque, o que não desmerece o empenho do mesmo na realização do evento.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Reportagem e edição: Welksan Pires
Postagem: Marquim do Site
Prefeitura de Uruaçu, 10/00/12
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário