quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Secretaria de Educação disponibiliza biblioteca virtual para uso das escolas e do público em geral

 

Objetivo é melhorar atendimento aos usuários do SIGE e SIIGNET

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NUTE), criou uma biblioteca virtual com informações sobre o Sistema de Gestão Escolar (SIGE) e o Sistema de Apoio ao SIGE (SIIGNET) e com respostas às dúvidas mais freqüentes dos usuários. Para acessar a biblioteca, também chamada de WikiSige, basta acessar o link http://wikisige.seduc.go.gov.br, que também está disponível no canto superior esquerdo da página principal deste site.

A WikiSige permitirá aos usuários fazer buscas e apresentar comentários e sugestões, complementando as informações iniciais contidas na base da biblioteca. As sugestões serão analisadas e também poderão compor a base de dados da WikiSige, que será dinâmica e receberá atualizações diariamente.

O SIGE é utilizado por todas as escolas da rede pública estadual e também pelas unidades administrativas e pedagógicas, pois reúne os números e as informações sobre matrícula informatizada, documentação escolar, transferências, frequência diária de aluno e professor, correção de fluxo, merenda, transporte escolar e programas como Reconhecer, Avaliação Diagnóstica e Pronatec, entre outros.

Na hora de utilizarem o sistema, muitos usuários têm dúvidas sobre como usar esta importante ferramenta de gestão escolar. Por meio da WikiSige, estarão disponíveis manuais de procedimentos do SIGE e do programa de apoio ao SIGE, o SIIGNET; espaço com perguntas e respostas mais frequentes sobre o uso do SIGE; vídeos tutoriais do sistema; e arquivos para download. A biblioteca poderá ser acessada por qualquer pessoa, sem a necessidade de login e senha.

A biblioteca – Os usuários também terão acesso à história de criação e aperfeiçoamento do sistema de gestão escolar, desenvolvido pelo próprio Núcleo de Tecnologia da Seduc e que passou a funcionar desde 2002, integrando as escolas em rede.

No link FAQ – Perguntas e Respostas, são disponibilizadas as dúvidas mais comuns e as respostas dos técnicos. Os usuários podem participar enviando as perguntas para
sige@seduc.go.gov.br. Nesse espaço são respondidas questões sobre cadastro de aluno, parametrização de sistemas, programas institucionais, progressão parcial e adesão ao SIGE, entre outras. Já no link Calendários, estarão disponíveis os calendários referentes às atividades realizadas pela Seduc e que dependem das informações do SIGE. Os tutoriais também trazem orientações aos usuários do SIGE e SIIGNET, explicando passo a passo como inserir as informações no sistema.

Estude, participe e contribua com o WikiSige! Essa é a mensagem do Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria da Educação para os seus usuários, na apresentação da biblioteca virtual do SIGE. É só acessar!

Mais informações no Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc: 0800-5414101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário