segunda-feira, 14 de março de 2011

15 de março: dia de trabalho coletivo integrado e simultâneo nas escolas estaduais

Unidades de ensino se debruçam sobre realidade das salas de aula e definem ações

As escolas da rede pública estadual realizam na próxima terça-feira, 15, o primeiro dia de trabalho coletivo integrado e simultâneo em todo o Estado, conforme determinação do Núcleo de Reforma, Gestão e Resultados da Secretaria de Estado da Educação. Nesse dia, gestores, coordenadores, professores e demais servidores, estudantes e pais de todas as unidades farão uma análise profunda da realidade escolar, propondo planos de ações para sanar as dificuldades e/ou corrigir os rumos do processo de ensino e aprendizagem.

A partir deste ano letivo, os dias de trabalho coletivo vão ocorrer sempre em dia útil, de terça a quinta-feira, durante os três turnos com o intuito de integrar toda a comunidade escolar. As datas para o trabalho coletivo nos próximos meses serão definidas e divulgadas às escolas pelo Núcleo de Reforma da Secretaria da Educação.

Para que seja considerado dia letivo, a reunião de trabalho coletivo das escolas deverá ter a participaçao de pais e de estudantes, conforme a Resolução 194/2005 do Conselho Estadual de Educação. Nesse primeiro dia de trabalho integrado em rede, as reuniões deverão ser registradas em ata e assinadas por todos os participantes. O documento terá que ser enviado até o dia seguinte da reunião às subsecretarias, que as encaminharão, por sua vez, à Secretaria da Educação.

A unificação das datas e a reorientação do trabalho coletivo na rede estadual de educação são medidas que visam fortalecer a prática do planejamento e da auto-avaliação escolar, integrar a comunidade à vida da escola e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na rede estadual. Tudo isso se insere no plano inicial de melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem das escolas estaduais.

Pauta

Com os resultados da avaliação diagnóstica - realizada no último dia 3 março com cerca de 170 mil alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio - em mãos, as escolas deverão elaborar um plano de ação específico para sanar as dificuldades dos estudantes. O Núcleo de Reforma, Gestão e Resultados, em conjunto com as superintendências de Ensino Fundamental e Ensino Médio, enviou às subsecretarias e às escolas orientações para a realização do trabalho coletivo.

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