O Núcleo de Reforma, Gestão e Resultados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) esteve reunido nesta semana com os coordenadores pedagógicos das 38 Subsecretarias Regionais de Educação para divulgar novas atribuições e práticas para o trabalho na rede estadual - em particular para a atuação das duplas pedagógicas junto às escolas.
Além de ficarem apenas um dia da semana nas sedes das subsecretarias, podendo assim cumprir um cronograma de visitas às escolas nos outros quatro dias úteis, as duplas terão que fornecer sistematicamente à Secretaria da Educação informações detalhadas sobre as atividades pedagógicas de cada unidade.
No documento padrão que o Núcleo fornecerá às duplas, elas terão que informar, por exemplo, como se deu a construção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola; se teve participação dos professores; se os pais e alunos conhecem o documento e se ele é cumprido na prática. As duplas também terão que responder a respeito do processo de alfabetização e letramento dos alunos, da ampliação das capacidades de leitura, escrita e cálculos matemáticos do ensino fundamental e sobre o andamento dos projetos, dentre outras questões.
A aprendizagem e a avaliação dos alunos também deverão ser informadas à Seduc-GO a cada dois meses. Toda esta reformulação não trata de um mero processo administrativo. A equipe técnica do Núcleo ressalta que as duplas terão como papel imprescindível acompanhar e orientar o trabalho pedagógico nas unidades escolares.
No momento em que a secretaria promove o retorno dos professores efetivos à sala de aula e dá ênfase ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática, além de outras medidas, o trabalho pedagógico será redimensionado em todas as instâncias da rede pública estadual - desde as coordenações nas escolas, passando pelas duplas, até o suporte pedagógico nas subsecretarias. E nesse contexto, as duplas ganham função estratégica. Ao acompanharem de perto as escolas e produzirem as informações sobre cada etapa do trabalho que elas realizam, as duplas estarão fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.
Organograma – Na maioria das escolas goianas que contam com vice-direção, os ocupantes destes cargos também exercem a função de coordenador pedagógico. Além desse profissional capacitado para promover o planejamento, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade de ensino, a escola conta com os coordenadores pedagógicos de turnos. Nas subsecretarias, a equipe pedagógica é composta de um coordenador e de três subcoordenadores, um para cada etapa da educação básica. A essa estrutura estão ligadas as duplas pedagógicas, que acompanham dez escolas cada uma. Todos esses profissionais, que são efetivos da rede estadual, trabalham para dar à escola o suporte pedagógico que elas precisam.
A partir das novas orientações, as duplas, ao cumprirem a agenda semanal de trabalho nas escolas, também deverão deixar afixado nas subsecretarias o cronograma semanal das visitas. Além de preencherem o roteiro para acompanhamento pedagógico relativo a cada escola, elas entregarão à subsecretaria um relatório de acompanhamento diário em que informará as situações observadas, as orientações e os encaminhamentos. Esse documento será assinado pelo subsecretário e pelo coordenador pedagógico e, depois, será enviado, em cópia, à escola.
As reorientações para o trabalho dos pedagogos na rede estadual visam, ainda, dar uniformidade à gestão pedagógica nas escolas públicas do estado de Goiás, sempre respeitando as particularidades de cada unidade escolar.
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Além de ficarem apenas um dia da semana nas sedes das subsecretarias, podendo assim cumprir um cronograma de visitas às escolas nos outros quatro dias úteis, as duplas terão que fornecer sistematicamente à Secretaria da Educação informações detalhadas sobre as atividades pedagógicas de cada unidade.
No documento padrão que o Núcleo fornecerá às duplas, elas terão que informar, por exemplo, como se deu a construção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola; se teve participação dos professores; se os pais e alunos conhecem o documento e se ele é cumprido na prática. As duplas também terão que responder a respeito do processo de alfabetização e letramento dos alunos, da ampliação das capacidades de leitura, escrita e cálculos matemáticos do ensino fundamental e sobre o andamento dos projetos, dentre outras questões.
A aprendizagem e a avaliação dos alunos também deverão ser informadas à Seduc-GO a cada dois meses. Toda esta reformulação não trata de um mero processo administrativo. A equipe técnica do Núcleo ressalta que as duplas terão como papel imprescindível acompanhar e orientar o trabalho pedagógico nas unidades escolares.
No momento em que a secretaria promove o retorno dos professores efetivos à sala de aula e dá ênfase ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática, além de outras medidas, o trabalho pedagógico será redimensionado em todas as instâncias da rede pública estadual - desde as coordenações nas escolas, passando pelas duplas, até o suporte pedagógico nas subsecretarias. E nesse contexto, as duplas ganham função estratégica. Ao acompanharem de perto as escolas e produzirem as informações sobre cada etapa do trabalho que elas realizam, as duplas estarão fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.
Organograma – Na maioria das escolas goianas que contam com vice-direção, os ocupantes destes cargos também exercem a função de coordenador pedagógico. Além desse profissional capacitado para promover o planejamento, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade de ensino, a escola conta com os coordenadores pedagógicos de turnos. Nas subsecretarias, a equipe pedagógica é composta de um coordenador e de três subcoordenadores, um para cada etapa da educação básica. A essa estrutura estão ligadas as duplas pedagógicas, que acompanham dez escolas cada uma. Todos esses profissionais, que são efetivos da rede estadual, trabalham para dar à escola o suporte pedagógico que elas precisam.
A partir das novas orientações, as duplas, ao cumprirem a agenda semanal de trabalho nas escolas, também deverão deixar afixado nas subsecretarias o cronograma semanal das visitas. Além de preencherem o roteiro para acompanhamento pedagógico relativo a cada escola, elas entregarão à subsecretaria um relatório de acompanhamento diário em que informará as situações observadas, as orientações e os encaminhamentos. Esse documento será assinado pelo subsecretário e pelo coordenador pedagógico e, depois, será enviado, em cópia, à escola.
As reorientações para o trabalho dos pedagogos na rede estadual visam, ainda, dar uniformidade à gestão pedagógica nas escolas públicas do estado de Goiás, sempre respeitando as particularidades de cada unidade escolar.
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