segunda-feira, 21 de março de 2011

Seduc inicia formação de tutores pedagógicos

Primeiro grupo de trabalho foi formado por profissionais de Silvânia, Luziânia e Planaltina

O Núcleo de Reforma, Gestão e Resultados da Secretaria de Estado da Educação iniciou a preparação dos tutores pedagógicos de toda a rede estadual para atuarem em conformidade com as mudanças que estão sendo implementadas na educação pública no estado. Essa primeira etapa de formação é um dos desdobramentos da Avaliação Diagnóstica realizada nas escolas no dia 3 deste mês, e tem por objetivo formar os tutores com base nos parâmetros (descritores*) utilizados nesta mesma avaliação. Eles serão instrumentalizados para orientar as escolas em relação a cada dificuldade identificada.

Os primeiros a receberem as informações para o novo trabalho foram os tutores pedagógicos das subsecretarias de Silvânia, Luziânia e Planaltina. Um grupo de 35 profissionais que pôde entender melhor o roteiro para o acompanhamento pedagógico que terão de utilizar nas visitas às escolas. “É preciso que os tutores percebam que o seu trabalho agora é exclusivamente de cunho pedagógico, com foco no desempenho do aluno”, afirma Raph Gomes Alves, coordenador do núcleo.

No período da tarde, os pedagogos estudaram os descritores de Língua Portuguesa e Matemática a partir de textos e casos práticos, com indicação de caminhos para cada situação. As orientações foram dadas por um Grupo de Trabalho e Estudos criado dentro do Núcleo de Reforma. Com os resultados da Avaliação Diagnóstica, as escolas podem ver, por exemplo, o desempenho dos alunos por descritores e saber quais os conteúdos precisam ser reforçados.

Durante a formação, os tutores também foram desafiados a observar o modo como educadores e as escolas estão repassando os conteúdos para os estudantes, para identificar se o que o professor ensina tem uma comunicação com o que a criança ou o jovem estudante vive no mundo fora da escola.

Cronograma - Para esse início de formação, os tutores foram divididos em oito grupos. Os próximos grupos vão se reunir conforme o seguinte cronograma: Catalão, Goiatuba, Itumbiara, Morrinhos, Piracanjuba e Pires do Rio, amanhã, 22/03; Ceres, Goiás, Goianésia, Itaberaí, Itapaci e Rubiataba, no dia 25/03; Campos Belos, Formosa, Minaçu, Porangatu, Posse e Uruaçu, no dia 05/04; Iporá, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Trindade e São Luis de Montes Belos, no dia 08/04; Itapuranga, Jataí, Jussara, Mineiros, Quirinópolis, Rio Verde, São Miguel do Araguaia e Santa helena de Goiás, no dia 12/04; Inhumas e Metropolitana, no dia 15/04; e Anápolis e Aparecida de Goiânia, no dia 19/04.

Após essa formação inicial, a Secretaria da Educação criará dentro do portal do Sistema de Gestão Escolar (Sige) um ambiente específico para os tutores pedagógicos. Um fórum de discussão e de análise de situações-problema para troca de experiências. Os tutores teriam um tempo delimitado para uso desse espaço, onde seriam divulgados todos os documentos relativos às atribuições dos tutores.

*Descritor: detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário