terça-feira, 30 de outubro de 2012

Esclarecimentos: Projeto de Intensificação da Aprendizagem


Senhores(as) Diretores (as),
 
Estamos encaminhando algumas dúvidas sobre o Projeto de Intensificação da Aprendizagem, que podem ajudá-los. Assim, encaminhamos as perguntas e respostas a estes questionamentos (em vermelho), respostas encaminhadas pelo Sr. Raph, Coordenador do NUOP/SEE:
- A U.E que não entrou em greve poderá antecipar a finalização do ano letivo para assim que completar os 200 dias letivos. Em decorrência disso, essas escolas podem antecipar o início e término do projeto? Não, toda unidade escolar deverá cumprir seu calendário, aprovado pela Gerência de Atendimento Educacional. Alguns calendários são de 201 dias outros são de até 209 dias. verifique cada situação. Sendo assim, não vamos antecipar o término do ano letivo, e nem o início do Projeto de Intensificação da Aprendizagem.
-Todas as UE que aderirem ao Projeto terão que cumprir com as 3 semanas totalizando 15 dias letivos? Ou elas podem aderir ao projeto, mas participando, por exemplo, de apenas 10 ou 13 aulas, para aproveitarem a primeira semana de dezembro para finalizarem algumas ações do 4º Bimestre? Não vejo problema em começar no inicio da segunda semana. Mas veja bem, esta é mais uma oportunidade para o aluno ter uma revisão antes da aplicação da substitutiva do 4º bimestre, se iniciarmos a revisão logo no inicio do mês , teremos mais tempo e poderemos dar melhores oportunidades de aprendizagens aos alunos com dificuldades.
> O SIGE será adaptado para receber as informações desse período? Por exemplo, como fica o lançamento das faltas para professores e alunos, já que nesse dia o horário será de no máximo 2 aulas de 1h e 30' cada? Como fica a carga-horária?
Os professores estarão trabalhando normalmente na unidade escolar, certo? Só que às vezes estarão desenvolvendo outras atividades com os grupos de alunos. Deverão lançar no diário a atividade que desenvolveram. A reorganização é do tempo e dos espaços, nenhum professor esta dispensado,mas ao contrário, deverá atuar de forma efetiva na realização do Projeto. Quanto à frequência dos alunos, deverá ser lançada no diário normalmente, se compareceu tem a frequência, caso não tenha vindo, lançar falta mesmo.
Não entendi o caso de, no máximo 2 aulas de 1h e 30' cada! Deve-se seguir o tempo normal do período, ok? Se a aula inicia às 7h e termina 12:30, continua assim. Se inicia 7h e termina 11:30, continua assim. Não há alteração no horário de início e término.
O que foi orientado é, ao reorganizar o horário de funcionamento das aulas, mais conhecido como horário especial, deve-se garantir que a aula não seja de apenas de 50 min e sim, no mínimo, 1h e 30min. Quando falamos, no mínimo, não foi exposto máximo! Então, seguindo uma lógica de determinada escola que resolveu trabalhar 3 aulões. 1ª aula : 7h às 8h e 30min; 2ª aula: 8h e 30 min às 10h; recreio: 10h às 10h e 15 min; 3ª aula: 10h e 15min às 11h e 30 min (caso o horário de término seja este). Se a escola, possui matriz de 30 aulas, para o exemplo, acrescenta-se a 4ª aula (aulão).
Lembrando que o chamado aulão equivale a duas aulas, portanto deve-se registrar duas aulas, ok? Mesma lógica das aulas duplicadas.
> A U.E pode por exemplo aplicar o projeto a partir do dia 03/12, mas em dias alternados? Exemplo: 2ª, 4ª e 6ª aulas do projeto, 3ª e 5ª aula normal? Os aulões podem ser alternados também? Não vejo porque desta organização.. não acredito que ela seja viável, os alunos com bom desempenho dificilmente viriam para os dois dias.Os aulões podem ser alternados com outras estratégias.!?
Deve-se pensar de forma a atender o objetivo principal do projeto: garantir a aprendizagem e o sucesso dos alunos.
Lembre: todos concordamos que a velha prática de apenas ficar forçando para a escola desenvolver normalmente seus dias letivos até 21 de dezembro, não é efetiva. Correto?
A maior resistência talvez esteja em nós, uma vez que sempre cobramos a não liberação dos alunos, mas não dávamos um sentido para o trabalho pedagógico no mês de dezembro. Agora sim! Estamos dando um sentido: a escola focará seu trabalho àqueles que mais necessitam sem deixar de lado os que tiveram melhor desempenho. Inclusive é uma ótima oportunidade para escola inovar a organização curricular (tempos, horários etc.). Lembra-se a sugestão das salas temáticas? Professor de matemática fica na sala X, o de Ciências na Y, o de Artes na Z. A coordenação organiza o horário de tal forma que todas as séries sejam contempladas com as aulas (aulões) de todos os componentes curriculares.
- Podemos autorizá-las a dar as 3 primeiras aula normalmente e depois do recreio as aulas do projeto? Isso seria produtivo?
- Uma escola de EM pode deixar correr as aulas normalmente e designar bloco de atividades para os alunos com dificuldades e isso ser considerado como participação no Projeto? Quem vai orientar, como ficaria o trabalho de revisão...Não vejo muito sentido neste formato, o fato de passar uma lista ou cardápio de atividades para o aluno , não significa que estou revisando , intervindo onde não houve aprendizado para mudar esta situação.
- Para o projeto será considerado a seguinte situação: Os alunos de 6º ao 9º e EM podem ser convidados para contra- turno e continuar com aula normal no turno regular?
Os alunos retornarão para a complementação em um segundo turno? Não seria mais proveitoso o desenvolvimento no horário de aula de cada turno?
 
Atenciosamente,
Raph Gomes e Márcia Rejane

 

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