sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Programa Reescrevendo o Futuro tem aprovação dos estudantes

Em mensagens deixadas na plataforma do programa, alunos agradecem à Seduc pela iniciativa

Momentos após a abertura da plataforma virtual do Programa “Reescrevendo o Futuro”, o Núcleo de Orientação Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recebeu dezenas de mensagens dos estudantes, que agradeciam pela iniciativa e registravam suas expectativas em relação a esse projeto que visa preparar os 9,5 mil alunos participantes do “Maratona ENEM 2012” para a produção de textos nos parâmetros das redações dos Exame Nacional do Ensino Médio e também dos vestibulares.
Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC–GO), a Secretaria de Estado da Educação irá disponibilizar, durante este mês de outubro, três propostas de produção textual numa plataforma específica: ead.seduc.go.gov.br. Após o recebimento da proposta, que inclui textos de orientação, os alunos do 3º ano do Ensino Médio tiveram até ontem, quinta-feira (04/10) para preparar a redação e postá-la na plataforma para que a Seduc a encaminhe aos professores da PUC–GO.
É importante que o estudante desenvolva sozinho a sua redação para avaliar suas habilidades e também suas limitações para desenvolver o tema proposto. As redações, depois de corrigidas, serão devolvidas aos alunos com os comentários dos professores universitários.
O programa terá continuidade após as provas do Enem, programadas para os dias 3 e 4 de novembro, preparando os alunos também para os vestibulares que serão realizados em dezenas de universidades em diferentes regiões do país. No próximo ano, o programa “Reescrevendo o Futuro” alcançará todos os alunos do 3º ano do ensino médio, no decorrer do ano letivo.

Com a palavra, os estudantes

Um dos alunos participantes do programa, que se identificou como Jonatas, postou sua mensagem no sábado (29/09), às 14h07. Ele disse ter ficado muito feliz quando abriu o seu e-mail e viu a mensagem da Secretaria da Educação anunciando o “Reescrevendo o Futuro”. Segundo ele, esta é uma grande oportunidade para que suas ideias e a forma como as apresenta nos textos possam ser vistas e analisadas por professores mais experientes.
Patrick, que também acessou a plataforma no sábado e postou a sua mensagem às 11h54, contou estar ansioso com a aproximação dos exames. Ele acredita não ser muito bom em redações, mas diz crer que esse suporte oferecido pela Seduc irá ajudá-lo a aprimorar suas habilidades. Da mesma forma, Marcelly, que entrou na plataforma às 11h30 de sábado, falou do nervosismo e da “tensão pré-vestibular”, mas também expressou confiança em conseguir bons resultados.
Para o aluno José Henrique, em mensagem postada às 14h15 de sábado, participar do “Reescrevendo o Futuro” é motivo de felicidade. “Acho que é uma boa oportunidade para alunos que realmente gostam de estudar e gostam de escrever”, disse ele, acrescentando estar ansioso para ver o primeiro tema da redação deste mês. Amanda Ellen, que enviou sua mensagem às 11h37, registrou: “É muito bom saber que temos ao nosso alcance recursos que deixam o futuro mais perto, que tornam um sonho mais real”.
Outra estudante que comentou o “Reescrevendo o Futuro” foi Hellen Thaynara, de Uruaçu, que disse ter muita dificuldade na produção de textos e que, por isso, esse apoio veio em boa hora. “Queria primeiramente parabenizar a Seduc pela iniciativa e agradecer a oportunidade; vou me dedicar ao máximo, pois quero entrar numa universidade”, disse.
Para Lidia Rodrigues, que havia parado de estudar e retornou recentemente à escola para concluir o Ensino Médio, entrar na faculdade por meio do Enem é, também, a sua grande expectativa. O sonho dela é fazer uma faculdade que a possibilite trabalhar com educação.

Raph Gomes Alves
Núcleo de Orientação Pedagógica
62 3201 -3082

Nenhum comentário:

Postar um comentário