Senhores Gestores,
Informamos que a aplicação da 1ª Avaliação Diagnóstica acontecerá no dia 09/10/12 (terça-feira).
Com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas quanto à aplicação e correção da Avaliação Diagnóstica da Rede Estadual de Ensino, enviamos algumas orientações que visam à melhoria do processo, no que tange à tranquilidade de sua aplicação e otimização dos resultados obtidos.
Quanto aos envolvidos no processo avaliativo:
• Alunos do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental
• Alunos do 5º, 9º do Ensino Fundamental e 2ª e 3ª séries do Ensino Médio
• Unidade Escolar, professores, coordenadores, gestão
• Subsecretarias – Tutores pedagógicos e demais servidores da SRE
INSTRUMENTO UTILIZADO:
• Alunos do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental que receberão um caderno, contendo:
01(uma) prova de Língua Portuguesa contendo 10 questões objetivas
01(uma) prova de Matemática com 10 questões objetivas
01(uma) produção de texto
01 cartão-resposta
Tempo de duração: 2h30
• Alunos do 5º, 9º do Ensino Fundamental e 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, que receberão um caderno contendo:
01(uma) prova de Língua Portuguesa contendo 10 questões objetivas
01(uma) prova de Matemática com 10 questões objetivas
01(uma) prova de Ciências da Natureza contendo 10 questões objetivas
01 (uma) produção de texto
01 cartão-resposta
Tempo de duração: 3h 30min
CRONOGRAMA:
• 09/10/12: Aplicação
• 10/10 a ????- Correção das Avaliações objetivas e redação
• ??????: Lançamento dos resultados no SIGE.
APLICAÇÃO:
As orientações para a aplicação da avaliação para este bimestre basicamente são as mesmas, mas achamos interessante relembrá-las e acrescentarmos outras, tudo no sentido de nos organizarmos para que no dia da avaliação, o trabalho corra dentro da normalidade. Se acontecer de termos novas orientações repassaremos em tempo hábil.
A SRE enviará um representante a cada Unidade Educacional para acompanhar a aplicação e a correção da Avaliação Diagnóstica.
Os alunos devem ser orientados sobre o preenchimento correto do gabarito, pois caso ocorra erro, o mesmo não será substituído e o aluno pode ser prejudicado.
Para a garantia de ambiente propício para a avaliação, sugerimos que o lanche seja servido antes, ou depois da avaliação.
Cada Unidade Educacional deverá imprimir para o aplicador uma lista de frequência, de acordo com o diário de classe; (não estaremos enviando modelo, basta que conste o cabeçalho da escola, com identificação da série, nome do aplicador e a sequência de nomes dos alunos, conforme está no diário escolar).
O aplicador não poderá ser o professor de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e/ou Matemática e aconselhamos que não acontecesse a troca de professores aplicadores durante a aplicação da avaliação.
Ao final de cada turno as avaliações devem ser recolhidas (as dos alunos e as sobras) e colocadas em envelope, que deve ser lacrado pelo servidor da SRE e guardado pelo grupo gestor. As avaliações só poderão ser devolvidas aos alunos após a correção, ou conforme planejamento dos professores de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Matemática.
Os Gabaritos e as Produções Textuais devem ser colocados em envelope separados e guardados até o dia da correção.
As sobras das Avaliações e gabaritos, bem como as avaliações e gabaritos utilizados pelos alunos não precisam ser devolvidos a SRE. Elas ficarão na Unidade Escolar; (Obs.: Se precisarmos das sobras para complementar o quantitativo de outras escolas, entraremos em contato para a devolução para a SRE).
O Professor Intérprete e o Professor de Apoio podem e devem acompanhar o aluno durante a realização da avaliação.
SOBRE O HORÁRIO DE APLICAÇÃO: Observar a capa do caderno de prova.
MATUTINO – início às 8h e término conforme caderno de prova
VESPERTINO – início às 13h e 50min e término conforme caderno de prova
NOTURNO – início às 19h e 45 min e término conforme caderno de prova
Correção:
• A correção ficará a cargo das escolas que deverão mobilizar o coletivo (professores de todas as disciplinas e coordenação) para tal fim. Orientamos que a escola deverá se organizar previamente para garantir a participação de todos nos momentos de correção, verificação dos dados e análise dos mesmos. Desta forma pedimos ao Grupo Gestor que se organize para garantir que haja uma Comissão para Correção, escalada pela Unidade, e que a mesma possa estar reunida em uma única sala (Pedimos que todas estas orientações sejam levadas a sério e que principalmente as planilhas de frequência já estejam prontas antes do início da avaliação.
• A correção deverá ser feita questão por questão, sendo registrada em quadro específico (que será enviado pela GEDEC, provavelmente no dia da avaliação, ou no dia posterior a aplicação) em que constam o número das questões e os descritores avaliados, e a UE deverá acrescentar o nome dos alunos antes de imprimi-lo. O preenchimento desse quadro é imprescindível, pois mostrará ao professor os pontos em que seus alunos apresentam maiores dificuldades e, assim, poder elaborar mecanismos eficazes para ajudá-lo.
• Durante o preenchimento das planilhas de correção, deve-se colocar NC para o aluno que NÃO COMPARECEU e 0 para os que não acertarem nenhuma questão.
• OBS.: As planilhas (que foram chamadas acima de QUADRO ESPECÍFICO) após o fechamento das correções e preenchimento, devem ser carimbadas e assinadas (por extenso) pelo gestor e uma cópia da mesma deverá ser entregue a S.R.E aos cuidados das Subcoordenadoras Adriana e/ou Maria de Fátima.
• O quantitativo de provas que foram encaminhadas em cada pacote (estão de acordo com o levantamento informado pelo SIGE da escola, daí a importância de mantê-lo atualizado).
• Para corrigir, sugerimos que duas pessoas façam este processo. Enquanto uma verifica e "canta" os acertos (por questão) com a máscara de correção, outra pessoa anota os dados na planilha de correção. (Orientamos as escolas em que houver muitas turmas por turno, que sejam escaladas muitas duplas de professores para a correção).
• Sugerimos também que a planilha seja entregue, ao Secretário Geral da escola, imediatamente após esta correção para que seja providenciada a inserção dos dados no SIGE. Ainda não temos orientação sobre os prazos de início e término para a inserção – avisaremos posteriormente.
• Os dados serão sistematizados e finalizados pela escola. Nesta finalização, na última linha do quadro, na horizontal deverá constar o quantitativo de acerto de cada aluno (para lançamento no SIGE), no final do quadro na vertical deverá constar o quantitativo de erros em cada questão, pois assim saberemos quais descritores estão mais críticos.
Após a correção:
• É imprescindível que os professores retornem as provas aos alunos e que juntos façam a correção da mesma, pois essa é a oportunidade de que sejam sanadas as dúvidas e dificuldades apresentadas por eles.
• Os dados devem ser acompanhados pelos professores e coordenação pedagógica, grupo gestor e subsecretaria (tutor pedagógico), para que se verifique se está, ou não, havendo crescimento por parte dos estudantes, das turmas e da escola.
É importante ressaltar que a Avaliação Diagnóstica, como o nome indica, contribui como diagnóstico para verificação dos problemas e dificuldades apresentadas pelos estudantes; não tem, portanto, o valor, ou a intenção classificatória, ranqueando escolas, professores, alunos ou SRE; mas visa, sim, à melhoria da educação como um todo, por meio da implementação e avaliação de políticas públicas que conduzam à formação de uma escola de qualidade. Sua utilização com intuito meramente classificatório acaba por gerar um clima de competição e desgaste naqueles que estão envolvidos diretamente no processo.
Esperamos que estas orientações contribuam para o trabalho e bom desempenho de todos os envolvidos no processo e nos colocamos à disposição para mais informações, caso se façam necessárias.
Cordialmente,
NUPE/SRE - Uruaçu
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