sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Novos diretores assinam termo de responsabilidade com a educação


E se comprometem a fazer pós-graduação em gestão escolar
Para assumirem o cargo nas escolas da rede estadual, os novos diretores eleitos terão que assinar, durante a solenidade de posse, nesta segunda-feira (15), um termo de compromisso, metas e responsabilidades com a Secretaria de Estado da Educação. Nesse pacto, os diretores se comprometem, entre outras questões, a participar de um curso de especialização em gestão escolar com carga horária de 360 horas e a cumprirem as metas do IDEB estabelecidas pelo Ministério da Educação como condição para permanecerem no cargo.

O termo de compromisso tem por finalidade direcionar o trabalho dos gestores para a melhoria da qualidade de ensino em cada uma das escolas da rede, tendo como foco o aperfeiçoamento da pedagogia e dos métodos de ensino e o consequente aprendizado dos alunos. Lideranças maiores das escolas a partir de agora, os gestores responderão pela parte pedagógica, pela supervisão do trabalho dos professores, pela frequência dos alunos, pela auto-avaliação e pelos resultados.

Pós-graduação – Os novos diretores irão se inscrever no curso de especialização em gestão escolar oferecido pela Secretaria da Educação em conjunto com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação em Educação (CAED), da Universidade Federal de Juiz de Fora, e terão que cumprir o mínimo de 75% da carga horária. Na modalidade semipresencial, a formação dará aos diretores as ferramentas necessárias à compreensão profunda do universo escolar, preparando-os para as intervenções dentro da dinâmica produzida no cotidiano das escolas pela política educacional vigente. Os gestores que abandonarem o curso serão automaticamente destituídos dos cargos. Além dessa especialização, os diretores terão que participar obrigatoriamente de outras formações.

Proposta pedagógica – Um dos itens do termo de compromisso refere-se a uma das primeiras e principais tarefas que o diretor terá que realizar que é definir, em 30 dias, a proposta política pedagógica da escola. Essa proposta deverá ser construída com a participação dos professores e demais membros da comunidade escolar, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Educação. Toda a comunidade participa, também, da preparação do Plano de Ação da escola. Esses documentos é que vão nortear o trabalho dos educadores e deverão ser revistos e atualizados a cada início de ano letivo.

Matriz curricular – Outro compromisso firmado pelos novos diretores será o de implementar a Matriz Curricular nas suas unidades, zelando para o seu cumprimento integral, conforme as orientações da Secretaria da Educação que destacam a necessidade de atenção em disciplinas prioritárias, como a Língua Portuguesa e a Matemática, entre outras. Os gestores deverão, também, observar o calendário escolar e o horário diário das aulas, pois, a partir de agora, será vetada a liberação dos alunos antes do término do período de aulas.

Frequência de alunos e professores - Os diretores serão os responsáveis pelo monitoramento diário da frequência de alunos e professores nas unidades escolares. No caso de alunos faltosos, ele deverá determinar ações imediatas de reinserção e acompanhamento para evitar a evasão escolar. A presença dos professores deve ser lançada diariamente no quadro de frequência da escola a ser afixado no mural, em local acessível a todos até o terceiro dia do mês subsequente, após ser atestado pela Subsecretaria Regional de Educação e pelo Conselho Escolar. Todos os dados da escola deverão ser lançados sistematicamente, a cada dia, no Sistema de Gestão Escolar (Sige) da Secretaria da Educação.

Supervisão de atividades no contraturno – Os diretores de escolas que oferecem a primeira fase do Ensino Fundamental terão que supervisionar com rigor o atendimento feito pelos professores no contraturno escolar, para que os alunos nos anos iniciais da formação acadêmica tenham um rendimento cada vez maior. De acordo com as normas do Projeto Aprendizagem, os gestores acompanharão de perto esse trabalho, monitorando o número de atendimentos feitos e avaliando o aprendizado dos estudantes.

IDEB – Um dos principais compromissos assumidos pelos novos diretores é o cumprimento das metas estabelecidas pelo IDEB. Para isso, eles terão que conduzir o trabalho nas escolas visando os melhores resultados nas avaliações de aprendizagem dos alunos. Alcançar as projeções do IDEB é condição para os gestores permanecerem no cargo. Criado em 2005, esse índice avalia a cada dois anos o desempenho dos alunos das séries finais da primeira e segunda etapa do Ensino Fundamental e, por amostragem, do último ano do Ensino Médio. Este ano de 2011 é ano de IDEB.
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