Atuação desses profissionais é o tema em discussão
Coordenadores e tutores pedagógicos e os subsecretários da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participam, nesta segunda-feira (22), de um encontro formativo em que será apresentada a pesquisa “O coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições”, realizada pela Fundação Victor Civita.
A coordenadora da pesquisa, Vera Maria Placco, fará palestra pela manhã, com início às 8 horas, e, à tarde, uma mesa redonda será formada para a discussão do tema. O objetivo do encontro é propor a reflexão sobre o papel e a atuação dos tutores e coordenadores pedagógicos.
Vera Maria Placco é pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), atua principalmente nas áreas de formação de professores, psicologia da educação, representações sociais e coordenação pedagógica.
A pesquisadora acredita que a experiência e o poder de liderança do coordenador pedagógico são fatores muito importantes na sua função de orientação dos professores, bem como a sua relação com o diretor da escola. "Quanto mais próxima e focada nos problemas pedagógicos for essa relação, mais estrutura o coordenador terá para exercer seu papel pedagógico", defendeu Vera Maria Placco em recente entrevista à revista Nova Escola, em edição especial sobre coordenação pedagógica e formação de professores.
Essas e outras ideias serão discutidas no encontro, coordenado pela Superintendência de Acompanhamento dos Programas Institucionais e pelo Núcleo de Orientação Pedagógica da Seduc, que será realizado no auditório da Celg, à Rua 2, Quadra A37, sem número, no Jardim Goiás, em Goiânia.
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A coordenadora da pesquisa, Vera Maria Placco, fará palestra pela manhã, com início às 8 horas, e, à tarde, uma mesa redonda será formada para a discussão do tema. O objetivo do encontro é propor a reflexão sobre o papel e a atuação dos tutores e coordenadores pedagógicos.
Vera Maria Placco é pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), atua principalmente nas áreas de formação de professores, psicologia da educação, representações sociais e coordenação pedagógica.
A pesquisadora acredita que a experiência e o poder de liderança do coordenador pedagógico são fatores muito importantes na sua função de orientação dos professores, bem como a sua relação com o diretor da escola. "Quanto mais próxima e focada nos problemas pedagógicos for essa relação, mais estrutura o coordenador terá para exercer seu papel pedagógico", defendeu Vera Maria Placco em recente entrevista à revista Nova Escola, em edição especial sobre coordenação pedagógica e formação de professores.
Essas e outras ideias serão discutidas no encontro, coordenado pela Superintendência de Acompanhamento dos Programas Institucionais e pelo Núcleo de Orientação Pedagógica da Seduc, que será realizado no auditório da Celg, à Rua 2, Quadra A37, sem número, no Jardim Goiás, em Goiânia.
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