sábado, 20 de agosto de 2011

Orientações para a pauta de Trabalho Coletivo e Avaliação Diagnóstica



Trabalho Coletivo

No dia de Trabalho Coletivo é sempre importante a participação dos quatro segmentos da Unidade Escolar, visto que este dia é previsto no Calendário Escolar, como um dia em que toda a comunidade escolar possa estar refletindo sobre o cotidiano escolar, com vistas a melhoria do processo ensino-aprendizagem. A orientação é que seja executada a mesma pauta nos três turnos, para oportunizar que o professor que trabalhe em mais de uma escola possa participar em um dos três turnos, e principalmente, que o aluno participe no turno matriculado, e que pais e demais servidores possam participar de um dos turnos. Daí a necessidade de que a pauta seja a mesma para os três turnos. 
Sabemos que, às vezes, mesmo sendo três turnos de uma mesma escola, temos ocasiões em que alguns assuntos não dizem respeito a todos os turnos. Então orientamos que a pauta sugerida por Goiânia seja priorizada e que se reserve um tempo para que os assuntos internos de cada turno ou da escola como um todo sejam contemplados. 
Salientamos ainda que, no dia seguinte ao da realização do Trabalho Coletivo, o Gestor deve encaminhar a SRE uma cópia da pauta, uma cópia da ata da reunião de cada turno, e uma cópia da frequência de cada turno, devidamente carimbadas, assinadas e identificadas, para sabermos de que escola são os documentos. E ainda que esses documentos sejam enviados em uma única remessa, para facilitar a leitura, o arquivamento e demais providências.
Outra orientação, visto que alguns diretores já me questionaram isso antes, é que "se o professor que não tiver aula neste dia pode deixar de participar da reunião?". A resposta é que não. Mesmo ele não tendo aula naquele dia, ele tem o compromisso com a UE. Daí reforço a importância de ser a mesma pauta nos três turnos, porque o servidor que trabalha em mais de uma unidade, pode se organizar e participar em todas as Unidades onde ele presta serviço.


Avaliação Diagnóstica - 3º Bimestre / 25/08

Em junho enviamos para as escolas os descritores, e detalhes sobre a avaliação deste bimestre, as escolas que não dispõem dos descritores devem baixá-los do site da SEE. Lembramos que o número de questões aumentou e o tempo para a realização da prova também. Até o momento não recebemos nenhuma nova orientação, desta forma para a normatização do dia de aplicação da avaliação,  levem em consideração as orientações que eu repassei para o webmail, por ocasião da aplicação da avaliação do 2º Bimestre. Providenciem um arquivo com lista de frequência, aquelas planilhas para o lançamento dos pontos após a correção e deixem prontas para que na véspera, se não ocorrer nenhuma alteração, as impressões possam ser feitas, sem correria e improviso.
No dia da avaliação, na medida do possível, providenciem a alimentação: almoço e jantar, para os  servidores da SRE que vão para as Unidades dos municípios jurisdicionados, visto que não temos recurso para ajudá-los.

CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA MARTINS
Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário