quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Avaliação Diagnóstica e Trabalho Coletivo na agenda das escolas estaduais






Hoje é dia de avaliação para alunos do último ano do Ensino Médio

As escolas públicas da rede estadual encerram o mês de agosto com agenda cheia. Nesta quarta-feira (28/08), os estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio participam da terceira e última Avaliação Diagnóstica deste ano letivo. Eles farão as provas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza. Na sexta-feira (30/08), todos os professores, grupos gestores, coordenadores pedagógicos e tutores se reúnem nas escolas para o segundo Dia de Trabalho Coletivo do semestre, um encontro para debates e deliberações sobre os rumos pedagógicos de cada unidade educacional.
As Avaliações Diagnósticas foram instituídas no contexto da reforma educacional e desde então têm sido ferramentas importantes para os profissionais entenderem o processo de ensino e de aprendizagem na rede estadual. Por meio delas, é possível saber o que o aluno não aprendeu, identificando possíveis causas. Com os resultados, as escolas definem as intervenções necessárias a fim de assegurar o aprimoramento dos métodos de ensino e o melhor aproveitamento das aulas pelos alunos. 
São avaliados os alunos das séries finais das três etapas da educação básica, ou seja, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.  Na aplicação das provas desta terceira edição de 2013 nas duas etapas do Ensino Fundamental, 80 mil alunos fizeram as provas. Escolas municipais de 172 cidades que aderiram ao programa estadual também aplicaram as Avaliações Diagnósticas para seus alunos.



Trabalho Coletivo

 O Dia de Trabalho Coletivo na rede estadual foi unificado no processo da reforma educacional com o objetivo de dar uniformidade às ações em toda a rede e possibilitar um melhor acompanhamento dos resultados por parte da Secretaria de Educação. No início do semestre, as escolas fizeram um Dia de Trabalho Coletivo para planejar as primeiras ações. Agora, voltam a se reunir para a análise e eventuais reformulações das ações pedagógicas para o semestre.


No primeiro momento, as escolas farão uma análise do resultado da 3ª Avaliação Diagnóstica, com exposição dos gráficos que detalham o nível de acerto de itens por descritor disponíveis no Sistema Informatizado de Gestão Escolar (SIGE). No segundo momento, professores, coordenadores e gestores irão reorientar as ações de intervenção previstas no Plano de Ação da unidade educacional. Esse trabalho é feito com a participação de todos os professores porque algumas habilidades podem ser trabalhadas por várias disciplinas ao mesmo tempo. Os tutores pedagógicos também deverão participar do Dia de Trabalho Coletivo nas escolas.

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