Uma aula semanal dedicada à resolução de itens
de Matemática Aplicada
Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede estadual
iniciaram o segundo semestre letivo com uma novidade: uma disciplina a mais no
currículo escolar. Trata-se da Matemática Aplicada, inserida na grade curricular
para propiciar a revisão de conteúdos básicos com a metodologia de resolução de
itens, visando melhorar o rendimento desses alunos que vão ingressar no Ensino
Médio.
De acordo com o superintendente de Inteligência Pedagógica e Formação da
Secretaria da Educação, Raph Gomes Alves, nos anos finais do Ensino Fundamental,
há alunos que apresentam uma média de proficiência em Matemática abaixo da
expectativa, por isso a necessidade dessa intervenção. "Queremos dar a esses
estudantes as condições para que dominem os conteúdos básicos e tenham sucesso
na sua trajetória escolar", afirma o superintendente. Segundo ele, é nesta fase
final do Ensino Fundamental que muitos jovens desistem de estudar por
dificuldades pontuais em Matemática ou em outra disciplina.
Com a inserção da Matemática Aplicada no currículo do 9º ano, as escolas que
oferecem essa etapa do ensino ajustaram os seus horários escolares. As escolas
com 25 aulas semanais simplesmente acrescentaram a nova disciplina, ficando com
26 aulas por semana. As que já oferecem 30 aulas semanais tiveram que
reorganizar o horário. Cada unidade educacional teve que modular um professor
para essa disciplina.
As escolas de tempo integral com turmas de 9º ano não precisaram incluir a
Matemática Aplicada porque durante suas atividades complementares já oferecem o
suporte aos alunos para o domínio do conteúdo básico da Matemática, como parte
do currículo.
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