quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Currículo do 9º ano do Ensino Fundamental ganha nova disciplina




Uma aula semanal dedicada à resolução de itens de Matemática Aplicada

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede estadual iniciaram o segundo semestre letivo com uma novidade: uma disciplina a mais no currículo escolar. Trata-se da Matemática Aplicada, inserida na grade curricular para propiciar a revisão de conteúdos básicos com a metodologia de resolução de itens, visando melhorar o rendimento desses alunos que vão ingressar no Ensino Médio. 
De acordo com o superintendente de Inteligência Pedagógica e Formação da Secretaria da Educação, Raph Gomes Alves, nos anos finais do Ensino Fundamental, há alunos que apresentam uma média de proficiência em Matemática abaixo da expectativa, por isso a necessidade dessa intervenção. "Queremos dar a esses estudantes as condições para que dominem os conteúdos básicos e tenham sucesso na sua trajetória escolar", afirma o superintendente. Segundo ele, é nesta fase final do Ensino Fundamental que muitos jovens desistem de estudar por dificuldades pontuais em Matemática ou em outra disciplina. 
Com a inserção da Matemática Aplicada no currículo do 9º ano, as escolas que oferecem essa etapa do ensino ajustaram os seus horários escolares. As escolas com 25 aulas semanais simplesmente acrescentaram a nova disciplina, ficando com 26 aulas por semana. As que já oferecem 30 aulas semanais tiveram que reorganizar o horário. Cada unidade educacional teve que modular um professor para essa disciplina.  
As escolas de tempo integral com turmas de 9º ano não precisaram incluir a Matemática Aplicada porque durante suas atividades complementares já oferecem o suporte aos alunos para o domínio do conteúdo básico da Matemática, como parte do currículo.

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