segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Os frutos do Pacto Pela Educação




Publicado no portal A Redação – www.aredacao.com.br

Há dois anos e meio foi dado início, na rede pública estadual, à instituição de ações e iniciativas que, reunidas, resultaram em um plano de reforma educacional, o Pacto Pela Educação. Um projeto ousado, com diretrizes e metas desafiadoras e pautado pela necessidade de reverter os índices de queda na qualidade da educação oferecida em nossas escolas.

Agora, 31 meses depois, ao reabrirmos as unidades educacionais para receber cerca de 600 mil estudantes para o segundo semestre letivo de 2013, temos a certeza de que eles têm acesso a condições melhores para seu aprendizado e desenvolvimento. Os últimos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelam que nossa rede foi a que mais cresceu em qualidade se a compararmos com a de outros estados, figurando inclusive entre as cinco primeiras no ranking do Ensino Médio. 

O entusiasmo que hoje é tão perceptível na comunidade escolar justifica-se não somente por estes avanços pedagógicos e pela consolidação do Pacto pela Educação, mas também por conta dos ostensivos investimentos na rede física. Entre maio de 2012 e junho deste ano, mil escolas da rede pública estadual receberam recursos do programa Nossa Escola, totalizando investimentos de R$ 108 milhões. Mais de 700 obras já foram concluídas. 

Além disso, ordens de serviço foram emitidas para construção de novas unidades educacionais na Capital e no interior. Processos antigos estão sendo destravados para que tenham continuidade os projetos de ampliações de colégios estaduais. 

Este semestre letivo é altamente promissor. Importantes programas estão sendo fortalecidos, como o que reconhece o esforço e a dedicação dos professores, dos alunos e das próprias escolas; a preocupação com a formação dos nossos profissionais é constante; e as avaliações do processo de ensino e aprendizagem é periódica. Iniciamos o mês de agosto com a 2ª Semana de Formação para professores de 5º e 9º ano de Língua Portuguesa e Matemática, um momento de definição de metodologias e estratégias para o uso do material de apoio distribuído pela Secretaria de Educação e que foi formatado pelos próprios professores. 

O semestre começa também com mais uma edição da Avaliação Diagnóstica, importante ferramenta de planejamento pedagógico das escolas. Nossos alunos farão em outubro a Prova Goiás, e os estudantes do Ensino Médio continuarão a receber atenção especial para o Enem e as provas de vestibular. 

Está previsto para setembro a entrega do Prêmio Aluno a dez mil estudantes com melhor desempenho nas avaliações internas: uma poupança no valor de R$ 1.100,00. E outra ação que merece destaque é o trabalho feito agora para que em 2014 o número de colégios que oferecem o programa Novo Futuro – Ensino Médio em tempo integral seja ampliado de 15 para 30. Ainda neste semestre intensificaremos esforços para a expansão dos nossos programas às redes municipais. Hoje, grande parte dos municípios já adota ações da rede estadual, como os cadernos educacionais e as avaliações diagnósticas. Para alcançarmos metas de alfabetização satisfatórias, essa integração com os municípios deverá ser ampliada. 

É nesse contexto, de fortalecimento, consolidação e expansão do Pacto pela Educação que recebemos nossos estudantes para mais uma jornada de ensino e aprendizado. Estamos convictos de que as mudanças realizadas no sentido de dotar a rede estadual das condições físicas e do suporte pedagógico necessários farão com que todos tenham um futuro de muitas oportunidades. 

Thiago Peixoto é secretário de Estado da Educação, economista e deputado federal licenciado (PSD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário