quarta-feira, 30 de maio de 2012

Colégio Estadual Júlio Cavalcante é destaque no site da SEE

Projeto de biblioteca em escola de Mara Rosa mobiliza estudantes

A cada dois meses, são premiados os que leem mais

A Biblioteca Imaginação Sem Limites, do Colégio Estadual Professor Júlio Cavalcanti, de Mara Rosa, distante 365 quilômetros da capital, tem feito a maior diferença na vida dos estudantes. Por meio do projeto “Lendo e Interagindo”, a professora Cícera Silva, com o apoio dos demais colegas, vem promovendo uma verdadeira “corrida” aos livros.

Para celebrar os resultados destes esforços, a escola promoveu uma tarde de exposição de livros feitos pelos alunos, com contação de histórias e dramatização. E manteve, no decorrer deste segundo bimestre, a premiação dos estudantes que mais se destacam na leitura e na interpretação do que leram. A jornada segue até o fim do ano.

Segundo Cícera, responsável pelo projeto “Lendo e Interagindo” junto aos estudantes do período vespertino, o trabalho tem recebido grande apoio da comunidade, dos familiares dos alunos e de todos dentro da escola. No primeiro bimestre, as leituras tiveram como base a obra de Monteiro Lobato, homenageado pelos estudantes no encerramento do bimestre. As alunas de 3º, 4º e 5º ano foram preparadas por uma professora de dança da comunidade e puderam apresentar a Dança da Boneca Emília, com figurino e maquiagem feitos por amigos da escola.

A homenagem a Monteiro Lobato foi feita, entre outros momentos, pela aluna Ana Luiza, do 6º ano vespertino. Vitória, da mesma turma, dramatizou o que leu no livro “Olha o desperdício Coelho Felício”. Ana Belle dramatizou o “Gato Xadrez”, e a aluna Clara encenou “A pequena sereia”. De acordo com a professora Cícera Silva, a leitura tem produzido importantes resultados no desempenho escolar dos alunos e também na melhoria da relação deles com a escola e com a comunidade. “Eles se expressam melhor, estão mais seguros e mais confiantes”, comemora.

Os estudantes de 2º ao 5º ano também fizeram seus próprios livros, estimulados pelos professores e em participações nas oficinas na biblioteca. Os livros foram expostos e puderam ser lidos pela comunidade. Um funcionário de uma agência bancária da cidade, chamado carinhosamente pelos estudantes de Tio Lino, vestiu roupa de palhaço e deu a sua contribuição como exímio contador de histórias, para alegria dos estudantes, professores e pais.

Para o segundo bimestre, as profissionais que trabalham na Biblioteca Imaginação Sem Limites, Cícera Silva e Tatiane Xavier Miranda, darão continuidade ao projeto “Lendo e Interagindo”, conferindo diariamente a leitura dos alunos. Para cada série, a biblioteca tem uma pasta com as fichas dos estudantes. A cada livro, uma anotação. Ao final do bimestre, os alunos que tiverem lido mais e que melhor relatarem o que leram serão premiados. Os professores destes alunos também receberão prêmios diversos. E no encerramento do segundo semestre será realizada uma nova mostra literária.

Consultar fonte


A SRE Uruaçu parabeniza a todos pela iniciativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário