quinta-feira, 17 de maio de 2012

Escrevendo o Futuro

Formação foi voltada para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro


As tutoras pedagógicas realizaram na semana passada a 1ª Formação Continuada para Professores de Língua Portuguesa. A Formação foi voltada para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
O objetivo da olimpíada é estimular e aprimorar a didática dos professores nesse campo do conhecimento.
Desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a iniciativa busca melhorar o aprendizado dos alunos da rede pública de ensino e o seu desempenho na escrita por meio de leituras e de um maior contato com o idioma.
As formações ocorrerão sob forma de oficinas voltadas para o tema: O lugar Onde Vivo. Os momentos destinados as formações, são sempre muito importantes para a melhoria da prática pedagógica e consequentemente para uma educação de qualidade.
Participam das formações os professores dos 5º aos 9º anos do Ensino Fundamental, mas, cabe salientar que a Olimpíada contempla também os professores e alunos do Ensino Médio.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é composta por quatro etapas: Municipal, Estadual, Regional e Nacional com quatro gêneros textuais: poema, memórias, crônica e artigo de opinião.
A proposta do MEC, a nível nacional, contempla três etapas de premiação. Na primeira, professores e alunos escolhidos com os melhores 125 textos de cada gênero vão receber medalhas de bronze, livros e o direito a participar de diversas atividades de formação, como oficinas de leitura e escrita e visitas culturais. Na etapa seguinte, com 152 finalistas, os selecionados receberão medalhas de prata e um tablet e, as escolas, uma placa de homenagem.
Na conclusão da olimpíada, prevista para ocorrer em dezembro, em Brasília, serão premiados 20 alunos que receberão medalhas de ouro e um notebook cada. Já as escolas ganharão laboratórios de informática com dez microcomputadores e uma impressora, além de projetor, telão e livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário