sexta-feira, 4 de maio de 2012

Seduc realiza formação inicial para programas de correção de fluxo


Em parceria com Instituto Ayrton Senna, iniciativa atenderá 1.500 alunos da rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, promoveu até esta sexta-feira (04/05), no Biss In Hotel, em Goiânia, a formação inicial dos professores, supervisores e demais integrantes da equipe estadual que atua nos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”. Os dois projetos são voltados para correção de fluxo nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Cerca de 150 profissionais da rede estadual de ensino e representantes dos municípios de Águas Lindas, Americano do Brasil, Flores de Goiás e São Simão participaram do evento, divididos em quatro turmas. Além disso, a cada 15 dias, eles terão reuniões onde receberão novas orientações e poderão fazer o planejamento do trabalho que será executado em sua regional. A formação será contínua e contará também, no decorrer do projeto, com cursos presenciais e online.

De acordo com a gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna, Maria Teresa Lacellotti, o estado de Goiás foi pioneiro na parceria com o instituto e na execução destes dois programas: “O trabalho feito aqui é modelo para outros estados. Prova disso é que hoje um número bem menor de alunos apresenta distorção idade/série na rede pública estadual”.

A gerente de Apoio ao Ensino Fundamental da Seduc, Viviane da Silva Melo, estima que os dois programas beneficiem cerca de 1.500 alunos em Goiás ainda neste ano. “Estamos todos ‘vestindo a camisa’ para conseguirmos resultados positivos junto aos nossos alunos”, completou a superintendente de Ensino Fundamental, Vanda dasdores Batista.

 

Entenda melhor os programas

O “Se Liga” é emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar no Ensino Fundamental. O objetivo é combater o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar. Em menos de 12 meses, alfabetiza crianças que repetem o ano porque não sabem ler nem escrever. A meta é que elas se tornem aptas a frequentar o programa que agora volta a ser oferecido em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o “Acelera Brasil”.
O “Acelera” também combate a repetência - que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno freqüenta. Além disso, ele visa a diminuição dos índices de abandono da escola. Alunos do “Acelera Brasil” chegam a realizar duas séries em um único ano letivo. No entanto, isso depende do seu aproveitamento, pois não se trata de uma espécie de “promoção automática”, mas de um método que incentiva o estudante a alcançar, em um ano, o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que ele possa avançar em sua escolaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário