segunda-feira, 14 de maio de 2012

Inscrições abertas para Mestrado Profissional


As inscrições para o Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio do Câmpus Jataí, começam na segunda-feira, dia 14 de maio, e prosseguem até o dia 12 de junho. No mesmo período, estarão abertas as inscrições para o Mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis, ofertado no Câmpus Goiânia. As informações sobre os mestrados podem ser obtidas na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: http://www.ifg.edu.br/dppg/.
No caso do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática, o processo seletivo será composto de cinco etapas: exame da documentação e homologação das inscrições; avaliação do Currículo Lattes, conforme critérios apresentados no Edital; avaliação do pré-projeto de pesquisa; prova escrita; e exame de suficiência em língua estrangeira.
Segundo a coordenadora deste curso, professora Luciene Lima de Assis Pires, “esta proposta de mestrado profissional se apresenta como espaço pragmático, de desenvolvimento e aplicação de produtos técnicos à realidade da educação científica e matemática, sem menosprezar o espaço de reflexões e aprofundamentos teóricos inerentes à pós-graduação strictu sensu”.
O objetivo do Mestrado Profissional em Educação para a Ciências e Matemática do IFG - Câmpus Jataí é oferecer aos professores dos diversos níveis de ensino brasileiro e profissionais interessados na educação científica e matemática, capacitação em nível de mestrado, nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática de modo a torná-los promotores de uma educação de maior qualidade, por meio da aquisição de conhecimentos teórico-práticos sobre o Ensino de Ciências e Matemática.
 
Tecnologia de Processos Sustentáveis
Os interessados pelo mestrado profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis, a ser ofertado no Câmpus Goiânia, devem optar por uma das quatro linhas possíveis, no ato da inscrição: Energias Renováveis e Engenharia Econômica Aplicada; Tecnologia de Redução e Gerenciamento de Resíduos; Modelagem de Sistemas Ambientais; Fontes Alternativas de Água. Serão aceitas inscrições de forma presencial ou por meio de procurador.
O público-alvo do curso é constituído por engenheiros, tecnólogos, licenciados e bacharéis nas áreas de ciências exatas e da terra, biológicas, biotecnologia, materiais, meio ambiente ou ciências econômicas – desde que portadores de diploma de curso superior. A seleção será feita em quatro etapas e o início das aulas está previsto para 16 de agosto.

No edital de seleção são disponibilizadas 15 vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 12 de junho. O mestrado é pioneiro no IFG e tem por objetivo a capacitação e a formação multidisciplinar de profissionais competentes no desenvolvimento e inovação de tecnologias sustentáveis.
O mestrado é gratuito e o programa caracteriza-se por ser interdisciplinar nas grandes áreas de concentração em: Engenharia, Tecnologia e Gestão. São quatro as linhas de pesquisa oferecidas em: Energias Renováveis e Engenharia Econômica Aplicada; Tecnologia de Redução e Gerenciamento de Resíduos; Modelagem de Sistemas Ambientais; e Fontes Alternativas de Água.
As inscrições são feitas pessoalmente ou por meio de procuração na Coordenação de Pesquisa e Inovação do Câmpus Goiânia, de 14 de maio até 12 de junho, das 14 às 19 horas. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por até duas linhas de pesquisa.
O quadro docente é composto por 15 professores do IFG das mais variadas áreas de conhecimento e mais três professores colaboradores da Universidade Federal de Goiás (UFG). O início das aulas da primeira turma está previsto para 16 de agosto, no Câmpus Goiânia, no turno vespertino.
 
Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação: http://www.ifg.edu.br/dppg/



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
http://www.ifg.edu.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário